Cercamento eletrônico da Redenção e Marinha começa nesta quarta

Nesta quarta-feira (17), às 9h, será assinado o termo de início de execução do projeto de cercamento eletrônico dos Parques Farroupilha e Marinha do Brasil, em Porto Alegre. As obras estruturais terão início em até cinco dias úteis após a assinatura do documento.
O documento será assinado pelo secretário municipal de Segurança, Juarez Fraga e pelo diretor-presidente da Procempa (Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre), Mario Luis Teza.
Os serviços de instalação elétrica, de cabeamento e de fibra ótica, além da colocação de postes serão realizados pela Procempa, até que as empresas vencedoras do pregão entreguem os equipamentos licitados, o que poderá ocorrer em até 75 dias, conforme a Central de Licitações, da Secretaria Municipal da Fazenda.
O prazo para a implantação do cercamento eletrônico é de no máximo quatro meses e a GM (Guarda Municipal) ficará responsável pelo monitoramento das câmeras tanto na sua central, quanto no CEIC (Centro Integrado de Controle e Comando).

Licitação

O pregão realizado no dia 7 de julho contempla a implantação de 21 pontos de videomonitoramento no Parque Farroupilha e de nove no Parque Marinha do Brasil. O objetivo é de captar, transmitir e armazenar imagens, utilizando a rede Infovia/Procempa. Dos nove itens licitados, seis foram homologados e os três restantes estão em novo processo licitatório em função de especificações técnicas e de preço. O projeto não sofrerá alterações em sua execução, já que os equipamentos pendentes serão cedidos pela Procempa e depois repostos pela SMSEG (Secretaria Municipal de Segurança).
Financiamento: em maio de 2015, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre garantiu o financiamento junto ao Badesul para a instalação dos equipamentos. O valor é de R$ 1,7 milhão. A contrapartida do município será de R$ 170 mil.