Cotidiano

Cerca de 2.200 migrantes são resgatados na costa da Líbia

Pelo menos 2.200 migrantes que seguiam a bordo de três barcos pequenos foram resgatados hoje (19) em águas internacionais, perto da costa da Líbia.
As oito operações, incluindo a liderada pela organização MSF (Médicos Sem Fronteiras), que resgatou mais de 750 pessoas a bordo de três embarcações, aconteceram a menos de 40 milhas náuticas (75 km) da costa da Líbia.
O barco da Guarda Costeira Dattilo resgatou 1.137 pessoas de duas embarcações, enquanto o Corsi socorreu 137 pessoas de um bote, no qual estava o corpo de uma mulher.
Outras 231 pessoas foram resgatadas em botes. A MSF de Beirute já havia anunciado o resgate de 776 pessoas.
“Há muitas nacionalidades. Felizmente, todos estão em boas condições de saúde”, disse o porta-voz da organização, Sami Al Soubaihi, que também seguia na embarcação.
“Uma vez resgatados, os refugiados são tratados pelos médicos no próprio barco, em caso de desidratação ou outros problemas”, informou Al Saadi, acrescentando que depois eles serão conduzidos aos centros da organização na Itália e na Grécia.
Nessa sexta-feira, tinham sido resgatados na costa da Líbia cerca de 100 migrantes de origem africana. A Líbia, com 1.770 quilômetros de costa, tornou-se uma porta de entrada da migração clandestina para a Europa.
Mais de 430 mil migrantes e refugiados cruzaram o Mediterrâneo desde janeiro e quase 2.750 morreram ou estão desaparecidos, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações.