Cotidiano

CEIC-Metroclima adverte para chuva moderada a forte entre hoje e amanhã

Nesta quinta-feira, a chuva se intensifica nesta quinta-feira (8) e vem acompanhada de trovoadas e de rajadas de vento.

O Sistema CEIC/Metroclima emitiu uma advertência para o risco de chuva moderada a forte na área de Porto Alegre a partir da noite desta quarta-feira (7). Já chove forte na Capital desde às 18h e a previsão que a chuva continue nesta quinta-feira (8).

Devido à atuação de centro de baixa pressão atmosférica e de uma frente fria, a chuva se intensifica nesta quinta-feira e vem acompanhada de trovoadas e de rajadas de vento. Na sexta-feira (9), a instabilidade perde força com o ingresso de uma forte massa de ar de origem polar que virá acompanhada de rajadas de vento fortes a intensas, com registros de 60 quilômetros por hora a 80 quilômetros por hora.

Em alguns pontos da Capital, pelo efeito da topografia, as rajadas podem ser superiores. Com a queda acentuada da temperatura, a sexta-feira poderá ser o dia mais frio do ano, com baixas marcas nos termômetros mesmo à tarde. No final de semana, o tempo deve firmar e a previsão é de sol e noites frias.

Defesa Civil aplica plano de contigência

A Defesa Civil de Porto Alegre está aplicando seu plano de contingência para enfrentar os efeitos do acúmulo de água e aumento do nível do Guaíba, provocado pela chuva. Foram estabelecidas medidas administrativas, orçamentárias, de logística e suporte operacional nas mais variadas áreas, com planejamento de procedimentos específicos.

Foi definido um plano entre órgãos municipais, estaduais, federais e da sociedade, contando com voluntários que estão se dispondo a atuar em situações de emergência. O coordenador adjunto da Defesa Civil, Marco Antonio Moura dos Santos, ressaltou que o trabalho está sendo desenvolvido há semanas dentro do planejamento estratégico da Defesa Civil.

A Defesa Civil de Porto Alegre já esteve reunida com a Comissão Permanente de Atuação em Emergência, coordenadoria da Defesa Civil do Estado, Comando Militar do Sul, Comando da Brigada Militar, bombeiros, militares e moradores das ilhas. Nos encontros, foram definidas medidas que serão adotadas em casos mais críticos.

A orientação para a população é não esperar o nível da água subir para proteger movéis, utensílios e alimentos, colocando-os em locais mais altos e livres de animais. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada através do número 199. Outra opção é o 193 do Corpo de Bombeiros.