Rio Grande do Sul - A CEEE Equatorial ficou em último lugar no ranking das melhores distribuidoras de energia elétrica do Brasil em 2024. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou a lista que elenca as 31 concessionárias de grande porte do País nesta quarta-feira (2).
Este é o pior resultado da CEEE desde o início da publicação, em 2011. Além da CEEE, a Aneel avaliou a RGE, que ficou em 17º lugar, caindo seis posições em relação ao ano anterior. Assim, a RGE está entre as concessionárias que mais regrediram no ranking, junto com a ENEL RJ (RJ) e ENEL CE (CE).
O ranking
A divulgação engloba diferentes itens. A Duração e Frequência de interrupções observadas, o ranking das distribuidoras e as compensações pagas aos consumidores pelas empresas por extrapolarem os limites de duração e frequência de interrupções.
Dessa forma, a ANEEL avaliou todas as concessionárias do país no período de janeiro a dezembro de 2024. A agência as dividiu em dois grupos. São eles: concessionárias de grande porte, com número de unidades consumidoras maior que 400 mil; e concessionárias de menor porte, com o número de unidades consumidoras menor ou igual a 400 mil.
Os indicadores DEC (Duração) e FEC (Frequência) não consideram em sua composição eventos climáticos extremos, os quais são classificados nos indicadores relativos a Dias Críticos e Interrupções em Situação de Emergência – ISE.
Pequeno porte
Entre as empresas de pequeno porte, o Rio Grande do Sul teve a MUXENERGIA entre as melhores, em terceiro lugar, e a UHENPAL (8º), subiu 2 posições. Porém, a Eletrocar (16º, último lugar) caiu cinco posições, e a DEMEI (12º) caiu quatro posições.