
A CEEE Equatorial divulgou um comunicado, nesta terça-feira (27), diante da previsão de chuvas que devem atingir com mais intensidade o RS a partir de amanhã (28). Estão previstas chuvas intensas e formação de um ciclone extratropical, com ventos que podem superar os 100 km/h.
Como parte do Plano de Contingência, a distribuidora relata que mobilizou equipes técnicas e operacionais, posicionou geradores em pontos estratégicos e que mantém subestações móveis disponíveis para atendimento emergencial.
“Representantes da empresa integram os Comitês de Crise da Defesa Civil, e técnicos do Centro de Operações estão em plantão ininterrupto até a normalização das condições meteorológicas. A Distribuidora tem estruturas em municípios distantes das bases, com equipamentos e equipes para dar mais capilaridade na concessão e proximidade do cliente”, disse a CEEE em comunicado.
Atenção à rede elétrica
Durante tempestades, a rede elétrica pode sofrer interferências, ocasionando quedas de energia. Para minimizar riscos, a CEEE Equatorial recomenda que a população:
- Fique longe das janelas para evitar riscos com vidros quebrados ou objetos que possam ser lançados pela ventania;
- Se estiver dirigindo, permaneça no carro, pois o veículo oferece proteção contra raios;
- Caso esteja na rua, evite tocar em itens de metal ou elétricos, pois podem conduzir eletricidade;
- Afaste-se de árvores e terrenos abertos para minimizar o risco de ser atingido por um raio;
- Mantenha-se afastado caso se depare com fios e cabos ao solo.
Se faltar energia, o que fazer?
Caso o fornecimento de energia seja afetado pelo temporal, a distribuidora lembra sobre a importância do registro nos canais oficiais de atendimento, que funcionam 24 horas por dia:
- Whatsapp Clara (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos);
- Site equatorialenergia.com.br;
- Central de Atendimento: 0800 721 2333;
- APP Equatorial Energia, disponível na loja de aplicativo Android e iOS.