A CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana) e o RS Criativo, vinculados à Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), divulgaram o resultado da chamada aberta para a realização de feiras ligadas à economia criativa. Elas serão realizadas na Travessa dos Cataventos ao longo de 2024.
Foram recebidas 69 propostas e selecionadas as dez seguintes: A roça A Casa dos Orixás, Amora Educação e Cultura, Burburinho – artes gráficas, Casa Cerâmica, Coletivo de Rua, Eco Vegan – Evento Vegano e Sustentável, Estilo próprio, Feira da Estação Canela, Gabriel Bulbo e Gazzebo. As feiras selecionadas serão contatadas em breve por e-mail.
Os projetos classificados como suplentes foram: Contraponto, Feira Mãos de Erechim, Feira vinil e Papelera, e serão chamados conforme disponibilidade de agenda.
Embora tenham sido recebidos projetos de artistas e artesãos autônomos, estes não foram selecionados, pois a chamada contemplava apenas propostas de feiras prontas. No entanto, a CCMQ recomenda que os interessados entrem em contato com as feiras selecionadas para tentar viabilizar sua participação.
As feiras na Travessa dos Cataventos já são tradicionais na programação da CCMQ e têm como objetivo promover a visibilidade e gerar negócios para coletivos de empreendedores criativos do Rio Grande do Sul. As feiras selecionadas acontecerão entre março e dezembro deste ano, sempre na Travessa dos Cataventos.
Este projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio direto do Banrisul, patrocínio bronze Ventos do Sul, apoio do Banco Topázio, DLL, Navegação Aliança, Tintas Renner e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal.