SAMBA DO RS

CCMQ promove segunda edição em 2024 do Samba do Quintana

Evento tem como objetivo promover mensalmente a cultura do samba e oferecer espaço para os compositores locais

Samba do Quintana na CCMQ - Foto: Luisa Kiefer
Samba do Quintana na CCMQ - Foto: Luisa Kiefer

O Samba do Quintana, promovido pela Casa de Cultura Mario Quintana, retorna à Travessa dos Cataventos no domingo, dia 7 de abril, com programação gratuita. O evento traz performances da banda residente Thiago Ribeiro & Amigos e de Claudio Barulho, a partir das 16h.

O projeto realizado pela CCMQ, instituição vinculada à Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), foi criado e  tem curadoria da jornalista e pesquisadora musical Bruna Paulin. Lançado em junho de 2023, tem como objetivo promover mensalmente a cultura do samba e oferecer espaço para os compositores locais apresentarem suas obras, além de clássicos do gênero, através de formação de público e de cena.

Evento já consolidado na agenda cultural da cidade, o Samba do Quintana dialoga com outros núcleos da CCMQ, que abriga o IEM (Instituto Estadual de Música) e a Discoteca Natho Henn, além de manter no ar a Rádio Quintanares, uma emissora pública e inclusiva de rádio, com programação 24 horas por dia. 

O sucesso das edições de 2023, que mobilizou mais de 4.000 pessoas e promoveu o trabalho de 19 artistas locais e uma participação nacional, e a estreia da temporada em 2024, no início de março, confirmam o interesse no estilo pelos porto-alegrenses.

Nesta edição, Samba do Quintana contará com a banda residente, Thiago Ribeiro & Amigos. Formada por Thiago Ribeiro (vocais e cavaquinho), Fernando Duarte (repique de mão, tamborim, bongô), Julia Gregório (flauta), Marcelo Rossi (violão), Paulo Wolff (pandeiro, carrilhão e chocalhos) e Rogério Menezes (tantan).

A outra atração é Claudio Barulho. Ele atua como músico há 65 anos e iniciou sua carreira em 1960 como baterista amador e percussionista na extinta orquestra do mestre Valdemarino.

Bruna Paulin é artista, jornalista e mestre em Comunicação, e atua como pesquisadora musical há 22 anos. Assinou projetos de curadoria e produção de conteúdo na área para editora Belas Letras, Cubo Play, Fábrica do Futuro, musical Nara entre outros. É criadora e apresentadora do podcast A História do Disco, um dos programas de música mais ouvidos no Spotify Brasil. É produtora executiva e curadora do selo Toca do Disco Records que lança no primeiro semestre deste ano a reedição em vinil de Pra Viajar no Cosmos não Precisa Gasolina, de Nei Lisboa. 

Samba do Quintana até às 20h com um intervaloEm caso de chuva o evento é transferido para 14 de abril. Para mais informações, acesse https://www.instagram.com/ccmarioquintana/

Este projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio direto do Banrisul, Patrocínio Ventos do Sul, apoio Banco Topázio, DLL, Panvel, Navegação Aliança, Tintas Renner e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal.