Os estudantes da rede municipal de ensino de Caxias do Sul que foram medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2017 e 2018; na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) edição 2018 foram homenageados pela prefeitura.
A cerimônia reuniu cerca de 50 pessoas, entre professores, coordenadores, equipes diretivas, estudantes e familiares, também foram reconhecidos os docentes e a escola destaque nas olimpíadas. Todas as categorias foram contempladas com certificado assinado pelo prefeito Daniel Guerra e pela secretária municipal da Educação, Marina Matiello.
Para a secretária da Educação, o momento foi motivo de emoção e orgulho. “Os aplausos de hoje não são apenas para os estudantes. São para os pais, diretores, coordenadores e professores que incentivam e produzem esse encantamento pelo conhecimento”, afirmou. Ela destaca, ainda, que esses medalhistas desafiam estudantes de todas as regiões do país.
O professor de matemática e vice-diretor da Escola Caldas Júnior, Vagner Zulianelo, premiado na OBMEP 2017, acredita que as olimpíadas são oportunidades únicas para os estudantes. “É o momento que eles têm para demonstrar uma capacidade, um potencial que muitas vezes nos passa despercebido quando estamos em uma sala com 30 estudantes”, aponta.
Para Zulianelo, o reconhecimento é essencial. “Sempre existe a cobrança, mas geralmente não existe um retorno. Momentos assim são muito ricos. É quando os estudantes têm o seu empenho valorizado”, reforça.
Rosângela Finger de Vargas é mãe de João Vítor de Vargas Cendron (13 anos), um dos medalhistas, e fala sobre a importância do incentivo na aprendizagem. “Educar os meus cinco filhos para que tenham um futuro promissor e façam a diferença no mundo faz meus olhos brilharem. O mais emocionante é perceber que quando um deles se destaca, como o João, vira exemplo e motivação para os demais.”
O estudante da Escola Padre Antônio Vieira, além de ganhar medalhas nas duas edições da OBMEP e na 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBA), participou, em janeiro deste ano, da 22ª Semana Olímpica da Olimpíada Brasileira de Matemática, em Goiânia. “Se você se dedicar e buscar aprender cada vez mais, a matemática pode te levar para muito longe”, concluiu João Vítor.
Além da titular da Educação, estavam presentes no evento a professora Ivanete Rocha de Miranda, representando a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), e Roselaine Frigeri, representando o Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv).
21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
– Escola Santa Corona: Henrique Bogado Paim (medalha de ouro) e Carolina Javornik (medalha de bronze) – Escola José Protázio Soares de Souza: Andrey da Silva Neu (medalha de bronze), Luís Eduardo Haag Augusto (medalha de bronze), João Guilherme Lucas Machado (medalha de bronze) e Matheus da Silva Fonseca (medalha de bronze)
– Escola Vereador Marcial Pisoni: Ricardo Henrique da Silva Rech (medalha de bronze) e William Eduardo Ladette Pereira (medalha de bronze)
12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)
– Escola Vereador Marcial Pisoni: Ricardo Henrique da Silva Rech (medalha de prata), João Vitor Pertozzatti (medalha de prata), Alisson Cattani Braga (medalha de prata) e Luiz Henrique Arenhardt Rodrigues (medalha de prata)
13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)
– Escola Padre Antônio Vieira: João Vitor De Vargas Cendron (medalha de prata), Leonardo Baggio Guisolfo (medalha de bronze) e Giulianno De Marco (medalha de bronze)
– Escola Érico Cavinato: Gabriel Boff Deon (medalha de bronze) e Henrique Zanatta Colice (medalha de bronze)
– Escola Madre Assunta: Talis da Silva de Oliveira (medalha de bronze)
– Escola Caldas Júnior: Thiago Herique Giacomeli (medalha de bronze)
14ª OBMEP
– Escola Padre Antônio Vieira: João Vitor De Vargas Cendron (medalha de ouro)
– Escola Érico Cavinato: Gabriel Boff Deon (medalha de bronze)
– Escola Governador Roberto Silveira: Luan Heinrich Bressan (medalha de bronze)
– Escola Ítalo João Balen: Pedro Luchese Pedroni (medalha de bronze)
– Escola Prefeito Luciano Corsetti: Nicolas Boff Dal Corno (medalha de bronze)
– Escola Professora Ester Justina Troian Benvenutti: Bruno Dona De Freitas Borges (medalha de prata)
40ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)
– João Vitor De Vargas Cendron (medalha de bronze), da Escola Padre Antônio Vieira
Professores
– 13ª OBMEP: Vagner Zulianelo, da Escola Caldas Júnior
– 14ª OBMEP: Maria Assunta Taiarol e Sabrina Alano Martini, da Escola Padre Antônio Vieira
Instituição homenageada
– 14ª OBMEP: Escola Prefeito Luciano Corsetti