Neste domingo, 26, o Castelo Simões Lopes, um dos prédios mais simbólicos da cidade de Pelotas, vai receber a comunidade.
Os admiradores deste bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado estão convidados para passar o “Domingo no Castelo”. Das 12h até as 17h o público poderá aproveitar uma programação cultural diversificada.
O Clube do Choro embalará as atividades gratuitas, que incluem desde visitação guiada, exposição fotográfica, hora do conto – estórias do Castelo e do bairro -, piquenique, mateada, antiquários, exposição de artesanato, até oficina de pandorgas.
Para o presidente do Instituto Eckart, responsável pela gestão do prédio até 2032, Paulo Ricardo Silva Ferreira, este é um momento de grande importância, onde a cidade irá abraçar o Castelo. “Precisamos criar um vínculo de todos com esse patrimônio histórico que tanto nos orgulha”, ressaltou.
O projeto de restauro do Castelo Simões Lopes está na primeira fase. Trabalhos como identificação, classificação e armazenamento de peças soltas, limpeza do terreno, cercamento provisório da área externa e limpeza do prédio estão em fase final.
De acordo com Ferreira, a partir destas intervenções será possível abrir o Castelo à comunidade em novas oportunidades.