A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), está lançando a chamada “100% CCMQ”, que culminará em um evento festivo aberto à comunidade. O objetivo é atingir 100 mil seguidores em sua conta no Instagram e envolver não apenas a comunidade on-line, mas também promover ações presenciais de forma colaborativa.
O evento especial está agendado para o dia 6 de abril, com a Casa aberta em horário estendido das 10h às 22h, oferecendo atividades variadas e gratuitas propostas pelo próprio público. A ideia é convidar os seguidores a promover eventos nas instalações da CCMQ, como um grande Flash Mob Cultural, em um dia de celebração do alcance do centro cultural gaúcho, tanto nas redes sociais quanto presencialmente.
Para compor a programação deste dia comemorativo, a Casa convida a comunidade a sugerir atividades a serem oferecidas gratuitamente ao público na CCMQ ao longo do sábado. Serão aceitos projetos em diversas áreas culturais, como literatura, música, artes visuais, dança, teatro, circo, arquitetura, patrimônio e audiovisual, nos formatos de oficinas, workshops, palestras, aulas abertas, apresentações musicais, de dança, de teatro, performances, pocket shows, saraus, ensaios abertos, esquetes teatrais, entre outros.
O encerramento das comemorações incluirá um Karaokê na Travessa dos Cataventos, previsto para a noite, com a participação da comunidade. A diretora da Casa de Cultura, Germana Konrath, destaca a importância de transformar a marca on-line de 100 mil seguidores em um evento presencial, potencializando a produção cultural e envolvendo a comunidade. “Queremos que a Casa seja 100% ocupada por seus mais diversos públicos, marcada pela experimentação artística e pelo hibridismo tanto de linguagens quanto pela própria provocação de transformar uma marca on-line, de 100 mil seguidores, em um evento presencial”, afirma a diretora. “Para o ponto alto, pensamos num karaokê que dê voz a esse público, sempre com um suporte garantido por nossas estruturas físicas e humanas. A intenção é que a comunidade se veja como parte de todo processo cultural e que a gente possa potencializar essa produção”, completa.
A CCMQ disponibilizará espaços gratuitos no turno da manhã (10h às 13h) e/ou da tarde (14h às 18h) para as atividades propostas, sendo responsabilidade dos proponentes providenciar equipamentos necessários. Equipamentos e necessidades previstas para a atividade acontecer deverão ser providenciadas pelos proponentes e as características e detalhes técnicos de cada espaço podem ser consultados no site da CCMQ ou pelo link. As propostas selecionadas estarão isentas da taxa de ocupação, não serão remuneradas e serão oferecidas gratuitamente ao público.
As inscrições devem ser feitas on-line através do formulário disponível no link. As propostas serão avaliadas pela equipe interna da CCMQ e os resultados serão divulgados até o dia 28de março. Dúvidas e solicitações de informações adicionais podem ser enviadas para o e-mail [email protected]
Além das atividades propostas pelo público e do Karaokê na Travessa, outras atrações para o evento estão sendo organizadas. Este projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio direto do Banrisul, Patrocínio Ventos do Sul; apoio Banco Topázio, DLL, Navegação Aliança, Tintas Renner; e realização da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Serviço
100% CCMQ – Convite à comunidade
Convite à comunidade: acesso pelo link
Espaços disponíveis para realização das atividades: acesso pelo link
Inscrições: até 24/03, domingo, pelo link
Divulgação das propostas selecionadas: até 28/03, quinta-feira
Realização do evento: 06/04, sábado