A Carris apresentou nesta quarta-feira, 1°, o novo sistema de segurança e uma sala de monitoramento da frota. A medida visa aumentar a segurança das viagens dos ônibus da empresa. No ano passado, rodoviários da empresa pararam as atividades em algumas oportunidades durante o ano para reclamar dos constantes assaltos sofridos e da violência.
A partir de agora, todos 383 ônibus da companhia serão vigiados por três câmeras dentro do veículo. Uma quarta monitora a parte dianteira externa do veículo. O prefeito José Fortunati destacou que a questão da segurança pública é uma cobrança da população. “Temos a cobrança da população para que os espaços públicos sejam vigiados e monitorados, porque quando vigiamos, estamos protegendo, dando maior eficiência aos serviços, mais segurança e tranquilidade ao cidadão”, afirmou.
Prisões na fase de testes
O diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann, explicou que as câmeras foram instaladas no início de março e que o sistema vinha sendo testado antes da inauguração da sala de monitoramento. “Registramos assaltos em alguns veículos e conseguimos identificar os criminosos que foram presos pela polícia”, disse.
Ele ressaltou, ainda, que o monitoramento deve ajudar a esclarecer situações de acidente, tumultuo, agressões, condutas irregulares e fraudes. Com a iniciativa, a Carris tornou-se a primeira empresa de transporte coletivo urbano de Porto Alegre a implantar os dispositivos em toda a frota.
Cotidiano