O Carnaval de Porto Alegre 2017 foi confirmado para os dias 23, 24 e 25 de março, no Porto Seco. Os vencedores serão conhecidos dia 26, em cerimônia no Auditório Araújo Vianna. O desfile das escolas de samba será viabilizado com recursos da iniciativa privada. O anúncio foi feito nesta terça-feira (14), pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB), em almoço com carnavalescos, jornalistas e parceiros.
Ao confirmar a realização do Carnaval, Marchezan destacou que a maior festa popular da cidade, neste ano, integrará a programação da Semana de Porto Alegre, em comemoração aos 245 anos da Capital. “Será um marco que vai representar o renascimento, a reorganização, a profissionalização e a qualificação do Carnaval. Vamos realizar um evento sustentável e mais profissional, para que ele cresça cada vez mais e gere maior retorno para a comunidade carnavalesca e para a cidade”, afirmou o prefeito.
CONTEÚDO RELACIONADO
Divulgada programação do Carnaval de Rua 2017 em Porto Alegre
O secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, salientou o empenho das equipes da prefeitura e a compreensão dos carnavalescos nas últimas semanas, quando foi necessário um trabalho intenso para a captação de recursos de parceiros da iniciativa privada para garantir a realização do Carnaval. “É nos períodos de crise que conseguimos crescer. A comunidade envolvida com o Carnaval de Porto Alegre está aproveitando esta oportunidade, junto com o governo municipal, para que esta festa se torne a cada ano melhor”, disse Alabarse.
Desde que assumiu a prefeitura, Marchezan divulgou que a grave situação financeira do Município resultaria em corte de gastos. No pacote de medidas para enfrentar a crise, anunciado em janeiro, foram suspensas as despesas para a realização de eventos. Uma força-tarefa envolvendo as secretarias municipais da Cultura, de Parcerias Estratégicas, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais e Articulação Política, atuou na captação dos recursos para viabilizar o Carnaval.