O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Farroupilha, por meio do Laboratório de Fabricação Digital e Prototipagem (IdeaLab), está participando de uma ação coletiva que utiliza máquina de corte a laser e impressoras 3D do campus com o objetivo de produzir protetores faciais para equipes que atuam na prevenção e atendimento de pessoas com Covid-19 (Coronavírus).
A ação está beneficiando pessoas de Farroupilha e região. Nesta quarta-feira (8), foram entregues protetores faciais para entidades de Farroupilha e Caxias do Sul, num total de 475 unidades, produzidas por alunos, servidores e voluntários.
Foram beneficiadas as seguintes entidades:
· 200 unidades para o Hospital Beneficente São Carlos de Farroupilha
· 100 unidades para a UPA Coronavirus de Farroupilha
· 35 unidades para os Correios de Farroupilha
· 130 unidades para a Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) (fiscalização de rua) e Centro Especializado de Saúde (CES) de Caxias do Sul
· 10 unidades para médicos do Hospital Pompéia de Caxias do Sul
Segundo Rafael Correa, coordenador do IdeaLab, a capacidade de produção atual da equipe é de 200 unidades a cada 8 horas de trabalho ininterrupto. Esse número pode aumentar em breve, já que estão sendo realizados estudos para aumentar significativamente a produção.
Doações
O grande empecilho à produção, no entanto, é a falta de matéria-prima. A equipe depende de doações de material para continuar produzindo os itens de segurança para quem está na linha de frente da luta contra o Coronavírus.
Os materiais necessários são os seguintes:
· Chapas de acrílico/pet/policarbonato de 2 a 4 mm de espessura
· Bobinas de pet/acetato com ótima transparência de 0,5 mm de espessura
· Elástico de 9-10 mm de largura, ou mais
O contato para doações é [email protected].