O Sistema CEIC-Metroclima alertou nesta terça-feira para o forte calor entre hoje amanhã e a possibilidade de temporais. Além de desconforto por causa do forte calor, há chance de instabilidade a partir de amanhã na região metropolitana.
Conforme boletim do Centro, a semana será fortemente influenciada por um padrão de bloqueio atmosférico que manterá uma massa de ar quente sobre a metade Norte do Rio Grande do Sul e a região de Porto Alegre enquanto o Oeste e o Sul do Estado devem ter muitos dias em sequência com instabilidade.
Curta nossa página no Facebook, siga no Twitter e receba nossas atualizações
O efeito na região da Capital será temperatura muito acima da média do mês de abril e dias de sol e nuvens com períodos de nublado. A frente semi-estacionária no Sul e no Oeste por vezes pode oscilar para o Norte, trazendo instabilidade para a região de Porto Alegre.
Modelos numéricos têm dificuldades em resolver este tipo de situação, mas, no geral, o tempo seco e quente vai predominar durante a semana. Por isso, atualizações e mudanças na previsão podem ocorrer
Nesta quarta (6), Porto Alegre terá dia de sol e nuvens. O calor será muito intenso para abril em uma jornada com características de janeiro e fevereiro. Desconforto térmico pelo calor. Mínimas de 22ºC a 23ºC na maior parte da cidade e máximas entre 35ºC e 37ºC nos locais mais quentes da cidade. Mesmo que os dados não indiquem não se pode afastar chuva ou temporal à noite por conta do excessivo calor.
Já na quinta-feira (7), aumento de nuvens. O sol aparece, mas a nebulosidade aumenta bastante e o tempo se instabiliza com chuva. Por isso, a temperatura tem menor variação e esquenta menos. Mínimas de 21ºC a 23ºC e máximas ao redor de 30ºC.
Na sexta (8), sol e nuvens com períodos de nublado na cidade. Não faz muito calor, mas o dia é abafado. Mínimas de 21ºC a 22ºC com máximas em tornos 30ºC no período da tarde.