Em represália ao parcelamento de salários realizado pelo governo do Estado, policiais militares realizam uma “operação padrão” neste domingo em várias cidades gaúchas. Apesar do protesto, conforme a associação dos cabos e soldados todos os brigadianos escalados estão trabalhando.
Conforme a Abamf (Associação Beneficente Antonio Mendes Filho), que representa os cabos e soldados da Brigada Militar, os policiais não irão trabalhar em viaturas que não estejam com problemas mecânicos – por exemplo, faróis danificados e vidros trincados, giroflex parcial ou totalmente inoperante, entre outros – ou problemas de licenciamento do veículo.
Em várias cidades gaúchas – como Santana do Livramento e Pelotas, por exemplo, – os policiais não tem nenhuma viatura em condições de operar. As ações ostensivas estão sendo realizadas a pé.
A orientação da Abamf é que nenhum policial que não tenha também o uniforme em condições vá para as ruas. Em muitos casos, os brigadianos precisam comprar coturnos com dinheiro próprio.
Cotidiano