Brigada Militar só intervirá nos protestos de domingo em caso de confronto

Os órgãos da segurança pública trabalharão com foco na prevenção de conflitos e para assegurar o direito de manifestação e de liberdade de expressão durante os protestos programados para o próximo domingo (13). A garantia foi dada a representantes dos movimentos sociais pelo secretário Wantuir Jacini e pelo alto comando da Brigada Militar.
Nesta quinta-feira (10), Jacini recebeu, em seu gabinete, representantes da FBP (Frente Brasil Popular) e da CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais). No encontro, foi apresentado à comitiva o planejamento de atuação das forças policiais.

Curta nossa página no Facebooksiga no Twitter e receba nossas atualizações

O secretário assegurou que as forças de segurança pública trabalharão para “garantir o direito de livre manifestação a todos, dentro dos princípios da ordem e da democracia”. Segundo o secretário, a BM vai agir “para que tudo transcorra dentro de um padrão de civilidade, permitindo que ambos os movimentos tenham o direito de expressar e defender suas posições”.
O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, destacou a necessidade do contato direto entre organizadores e a BM. “Queremos estabelecer uma comunicação em tempo real entre o Comando da Capital e os movimentos sociais. Dessa forma conseguiremos atuar em conjunto, promovendo, em ambas as frentes, um trabalho qualificado”, afirmou.
Para o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, a atitude de Jacini ao trazer para a reunião membros do alto comando da segurança pública demonstra que existe abertura para o diálogo. “Ficamos satisfeitos com o caráter qualificado do encontro. Saímos certos de que as autoridades trabalharão focadas na preservação da paz e no respeito às liberdades individuais”.
Também participaram o comandante do Policiamento da Capital, tenente-coronel Mário Ikeda, o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, delegado Edilson Paim, o delegado regional de Porto Alegre, Cleber Ferreira, deputado estadual Nelsinho Metalúrgico, o diretor da CTB-RS, Haroldo Brito, o representante da CMS, Waldir Bohn Gass, e a representante da Juventude da FBP, Adriele Manjabosco.

Encontro com o MBL

O comandante do Policiamento da Capital, tenente coronel Mário Ikeda, recebeu membros do Movimento Brasil Livre na terça-feira (8). Segundo ele, a atuação da BM obedecerá ao planejamento que vem sendo elaborado ao longo da semana e informado aos movimentos sociais. “Monitoramos as redes sociais e recebemos informações do setor de inteligência. Vamos trabalhar para que não haja conflito e que as manifestações ocorram nos locais planejados, evitando a realização de marchas”, disse.