A Brigada Militar decidiu manter 42 das 43 questões do concurso para o cargo de soldado que foram alvos de questionamentos. Eram, ao todo, 50 questões no exame teórico aplicado no dia 17 de dezembro. Algumas perguntas de conhecimentos gerais chamaram atenção por citarem atuais ocupantes de cargos no governo.
Apenas a questão 12, que tinha duas respostas corretas, foi anulada pela comissão composta pelo diretor administrativo e o chefe da Divisão de Recrutamento, Seleção e Acompanhamento da Brigada Militar e a Fundatec (Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências). Na pergunta, o candidato tinha que responder quais órgãos não tinham dever de exercer a segurança pública. As respostas certas eram Instituto-Geral de Perícias e Guarda Municipal.
Outras questões, de cunho ideológico ou tom oficialesco foram mantidas, como a número 44, que questionava qual é o secretário de Segurança Pública que “anunciou a abertura de 6.100 novas vagas para Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil”.
Em várias outras questões haviam citações sobre atuais e ex-integrantes do governo, como o primeiro secretário da segurança pública do governo Sartori, Wantuir Jacini.
A decisão de manter as questões foi publicada no Diário Oficial do Estado. A íntegra pode ser conferida abaixo. A resposta para todas as questões do concurso está a partir da página 109.
[embeddoc url=”https://agoranors.com/wp-content/uploads/2018/01/DOE_ULTIMO_12012018.pdf” download=”all”]