Foram condecorados, nesta manhã (28), os policiais que confrontaram criminosos em frente ao HCR (Hospital Cristo Redentor) há seis dias. Na cerimônia ocorrida na Academia de Polícia Militar, na zona Leste, foram condecorados ao todo 34 policiais que se destacaram no policiamento ostensivo ou morreram em serviço.
A cerimônia contou com a presença do governador José Ivo Sartori (PMDB), do secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, do comandante da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas, representantes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Civil, Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários) e IGP (Instituto-Geral de Perícias).
Curta nossa página no Fac ebook, siga no Twitter e receba nossas atualizações
Em seu discurso, Sartori lamentou não poder dar melhores condições para a Brigada Militar. “Temos boa vontade, mas a folha de pagamento do Rio Grande do Sul passou do limite”, afirmou, em entrevista a jornalistas.
O tiroteio
Na sexta-feira passada (22), policiais do 11º BPM (Batalhão de Polícia Militar) entraram em confronto com quatro criminosos em frente do Hospital Cristo Redentor, na zona Norte de Porto Alegre. Pouco antes do tiroteio, os PM’s haviam sido emboscados na Vila Ipiranga e dois deles – um sargento e um soldado – haviam sido feridos.
Na troca de tiros, morreram quatro integrantes de um carro prata que havia emboscado os policiais. Nenhum paciente ou pedestre se feriu no tiroteio.