O Grêmio voltou a vencer. Na Arena, em jogo atrasado da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o tricolor gaúcho venceu o Sport Recife por 5 a 0. O resultado deixa a equipe com 43 pontos. A distância para o Corinthians, que perdeu do Atlético-GO, caiu para sete pontos.
O Grêmio entrou em campo com um objetivo: vencer para esquecer a desclassificação na Copa do Brasil e ao mesmo tempo diminuir a distância para o Corinthians. No primeiro tempo, o Sport Recife conseguiu segurar a equipe do Renato Gaúcho nos primeiros minutos de jogo.
A partida ficou equilibrada até os 15 minutos, quando o Grêmio fez sua primeira boa finalização. Everton recebeu fora da área, pelo lado esquerdo, e finalizou rasteiro, nas mãos do goleiro Magrão.
Aos 19 minutos, o tricolor gaúcho abriu o placar na Arena. Edílson chutou um foguete na cobrança de uma falta e acertou o ângulo de Magrão, 1 a 0. O gol deixou o Grêmio mais a vontade em campo. Já o time do técnico Vanderlei Luxemburgo não conseguiu mostrar sinais de reação.
Aos 23 minutos, o Sport Recife até tentou, mas nada que animasse o seu torcedor. André avançou pelo meio e finalizou de longe, rasteiro, mas Marcelo Grohe defendeu sem dificuldades.
Mas ao 34 minutos o Grêmio ampliou o placar. Edílson fez grande jogada na linha de fundo e rolou para Everton, livre, fazer 2 a 0. Vantagem que fez o time gaúcho administrar a partida até o final da primeira etapa.
Para o segundo tempo, o Sport Recife retornou com duas mudanças. Luxemburgo deixou bem claro que não gostou da sua equipe no primeiro tempo. Com as substituições, o Sport até tentou uma reação. Já o Grêmio aproveitou os contra-ataques.
Aos 22 minutos, Ramiro foi derrubado por Samuel Xavier dentro da área e árbitro André Luiz Freitas de Castro marcou pênalti. Fernandinho cobrou a penalidade com força, Magrão ainda tocou na bola, mas ela entrou, 3 a 0.
Após o terceiro gol do Grêmio, o Sport Recife se perdeu em campo, virou uma equipe desorganizada e sem marcação. Aos 24, Ramiro escorou para Fernandinho, que, livre, de cabeça, mandou para o fundo das redes do goleiro Magrão, 4 a 0.
Aos 38 minutos, o Grêmio fechou a goleada. Fernandinho achou Dionathã livre na entrada da área. O jogador gremista chutou no canto de Magrão, que só viu a bola morrer nos fundos da rede, 5 a 0.
“Quero agradecer aos torcedores que me apoiaram”, disse Dionathã, ao falar sobre o seu primeiro gol com a camisa do Grêmio. “Vitória importante dentro de casa. Depois da eliminação sempre fica a pressão. Estamos no caminho certo”, ressaltou Léo Moura, ao conversar com os jornalistas na zona mista.
“Depois de uma eliminação, tínhamos que provar pra nós e pro torcedor que temos força. Vitória importante”, afirmou Arthur. Já Fernandinho, além de falar sobre os gols, ressaltou a importância do grupo.
“Renato passa confiança pro grupo todo. Hoje, mostramos que o elenco do Grêmio é muito forte”, ressaltou o atacante.
Reforço
Buscado por empréstimo junto ao Corinthians, Cristian, 34 anos, acompanhou o jogo dos camarotes do estádio gremista. Durante a coletiva, Renato Gaúcho falou sobre o novo reforço.
“Cristian é jogador pro grupo. Qualquer um que chega, é pro grupo. Ninguém chega credenciado pra ser titular”, disse o técnico. “Só jogou em grandes clubes. Já falei com jogadores que atuaram com ele, isso é o mais importante.”
“Cristian é um jogador ‘cascudo’. Não pode jogar a Libertadores, mas se passarmos, poderemos inscrever ele”, completou o técnico gremista.
Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Bressan, Kannemann e Cortez; Michel, Arthur, Ramiro (Dionathã), Léo Moura (Patric) e Fernandinho; Everton. Técnico: Renato Gaúcho.
Sport Recife: Magrão; Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Henriquez e Sander; Anselmo (Patric), Rithely e Wesley; Diego Souza, André e Osvaldo (Everthon Felipe). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.