O Corpo de Bombeiros realizou um impressionante resgate na manhã desta quinta-feira (9), em Canoas, na região metropolitana. Um cavalo que estava ilhado sobre um telhado de zinco por causa da enchente foi retirada da área alagada.
O animal – que ganhou o nome de “Caramelo” por conta da cor da pelagem – foi avistado ontem (8), por uma equipe da RBS TV/Globo que sobrevoava com um helicóptero a região da “Vila Sapo”, no fim do bairro Mathias Velho. A área foi totalmente submersa por causa da cheia do rio dos Sinos, que passou por cima do dique de proteção do bairro.
Para a realização do resgate, na manhã de hoje (9), duas equipes em botes do Corpo de Bombeiros de São Paulo foram até o local onde o equino estava, na rua Planalto. Eles conseguiram, a princípio com uso de um sedativo, deitar o animal sobre um dos botes e começar o processo de retirada dele. Para isso, tiveram que passar por áreas totalmente submersas.
O resgate teve que enfrentar fios de energia elétrica, de telefonia e postes caídos. Os Bombeiros tiveram que passar por várias residências e ruas alagadas até chegar na rua Curitiba e, posteriormente, rua São Paulo. A partir daí, fizeram a viagem até entrada da Mathias Velho, distante cerca de seis quilômetros. O transporte demorou cerca de uma hora até a chegada no viaduto de acesso do bairro Mathias Velho.
Apesar de retirada do local, a situação de perigo para o cavalo “Caramelo” não acabou. Ele está sendo transferido para o Hospital Veterinário da Ulbra. Veterinários precisam avaliar o estado de saúde do equino, que pode ter ficado preso no telhado da residência desde o início da enchente, na sexta-feira (3).