No início da manhã desta quarta-feira, um casal assaltou um ônibus da Linha Educandário, na Zona Norte de Porto Alegre. O caso ocorreu na Avenida Alberto Pasqualini, no Bairro Jardim Itu Sabará. Sem viaturas para atender o caso, a Brigada Militar orientou uma vítima a levar, por conta própria, a suspeita do crime, que fora perseguida e rendida.
O caso, inusitado, foi confirmado pelo 20º Batalhão de Polícia Militar da Capital, que alegou ter pouca estrutura, sendo necessário, em alguns momentos, deixar ocorrências de lado.
Um casal de criminosos anunciou o assalto ao ônibus e recolheu pertences dos passageiros. Em seguida, vítimas, Em seguida, vítimas do crime, conseguiram perseguir, a pé, uma das suspeitas. Lídia de Oliveira Dias da Silva, 44 anos, foi detida por populares, que acionaram a polícia.
Conforme testemunhas, a Brigada Militar foi chamada e não apareceu. Quando as vítimas retornaram a ligação, receberam a orientação de “levar a suspeita no porta-malas de um veículo” até a Delegacia.
Lídia foi levada no porta-malas do carro de um mecânico, que tentou registrar ocorrência e “entregar” a suspeita na 14ª Delegacia de Polícia. Porém, o policial plantonista alegou que, por se tratar de uma prisão em flagrante, seria necessário encaminhar a assaltante até a 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.
No caminho, as vítimas conseguiam encontrar uma viatura da Polícia Civil. Os policiais efetuaram a prisão e deram andamento ao caso.