Policiais militares da Tropa de Choque da Brigada Militar e agentes da Guarda Municipal de Canoas realizaram a reintegração de posse de um terreno da cidade da Região Metropolitana na manhã desta terça-feira (14). A área, que fica no bairro Guajuviras, havia sido invadida por um grupo de 110 famílias.
A retomada da posse do campo de terra que fica na avenida do Nazário foi pacífica. O terreno, que pertence a Prefeitura Municipal de Canoas, foi invadido há cerca de três semanas. As famílias afetadas tiveram que sair do local levando apenas seus pertences.
Pouco antes das 10h, um tumulto foi registrado quando um homem ateou fogo em dois casebres e incitou outras pessoas contra policiais. Pedras foram jogadas contra os brigadianos e contra um drone utilizado pela polícia, mas a situação foi contornada. Outros desentendimentos pequenos foram registrados, principalmente quando a energia elétrica foi cortada, porém, segundo a BM, nada que interferisse na pacificidade da reintegração.
As casas foram destruídas após a retirada dos moradores. Conforme a Prefeitura de Canoas, foram ao menos 15 invasões desde 2017 começou. Não há previsão de assentamento das 100 famílias afetadas.
De acordo com a Brigada Militar, 300 policiais participaram da operação. A ação ainda contou com um helicóptero, um drone e um blindado da BM.