Binário da Borges e Praia de Belas vale a partir de amanhã

A partir das 9h de sexta-feira, 20, começa a operação do binário das avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros, em Porto Alegre. O prefeito José Fortunati e o diretor-presidente da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), Vanderlei Cappellari, irão liberar o trânsito na região (retirando cavaletes nas imediações do viaduto Dom Pedro I, próximo ao Praia de Belas).
O objetivo do binário (duas vias paralelas com sentidos únicos opostos) é ampliar a segurança da circulação e melhorar a fluidez do tráfego, entre os viadutos dos Açorianos e Dom Pedro I. A partir de agora, a av. Borges de Medeiros terá sentido único a partir do Viaduto dos Açorianos em direção à Padre Cacique (Centro-bairro). Na av. Praia de Belas, o fluxo será no sentido oposto, no mesmo trecho. Ao todo, serão seis faixas de circulação de veículos por sentido.
A expectativa é de que mais de 15 mil veículos, que circulam somente nos cruzamentos e durante os horários de pico, sejam beneficiados com a mudança. Além de ampliar a capacidade das vias e dos entroncamentos, a nova configuração do trânsito pretende aumentar a segurança das travessias de pedestres, reduzindo acidentes.
A região recebeu recentemente ações de engenharia viária por parte da prefeitura, como a implantação de novas estações de ônibus ao longo da av. Padre Cacique e conclusão do viaduto Abdias do Nascimento. “As avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros são vias de intenso fluxo, utilizadas como caminho para a área central ou zona Sul, e com essas medidas esperamos qualificar a circulação para pedestres, transporte público e veículos particulares”, afirma Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC.
Novas faixas de segurança – O projeto viário do binário foi elaborado pela EPTC e totaliza 17 novas faixas de segurança com semáforos, ao longo das avenidas. Anteriormente, eram sete pontos de travessias seguras.
Mudanças no Transporte Público – Cerca de 30 linhas de ônibus que circulavam na av. Borges de Medeiros, em direção ao Centro, serão deslocadas para a Praia de Belas. Já 12 linhas que acessam o corredor de ônibus da Cascatinha pela av. Praia de Belas, no sentido Centro-bairro, passarão a utilizar a Borges de Medeiros para acessar a faixa exclusiva.
As linhas 176 – Serraria/rodoviária, 176.1 – Serraria/Ouriques e 178 – Praia de Belas terão mudanças mais significativas em seus itinerários. A partir da av. Loureiro da Silva, elas vão acessar diretamente a Borges de Medeiros, não circulando mais pelas ruas José do Patrocínio e República.
A linha T7, sentido Norte-Sul, após o Viaduto dos Açorianos, seguirá pela av. Borges de Medeiros, e não mais pela av. Praia de Belas, até o terminal Sul. No sentido Sul-Norte, passará a utilizar a av. Praia de Belas, ao invés da av. Borges de Medeiros.
Os ônibus T2, T2A e T5 acessarão a Praia de Belas, não mais a Borges de Medeiros, e seguirão no mesmo terminal, na rua Peri Machado. As linhas de lotação, sete ao todo, apenas acompanharão as mudanças de sentido das vias, passando a atender a avenida Borges de Medeiros, no sentido Centro/bairro, e Praia de Belas, no sentido bairro/Centro.