Ao lado de Vancouver, Barcelona e Porto Rico, Bento Gonçalves foi premiada com uma das quatro Cidades do Conhecimento Mais Admiradas do Mundo.
O município da Serra Gaúcha foi o primeiro e único a receber o Prêmio MAKCi (Most Admired Knowledge City) no Brasil.
A distinção reconhece a promoção do desenvolvimento econômico aliado à identidade cultural da região.
A premiação foi entregue na segunda-feira (4), em Florianópolis, durante o 12º Knowledge Cities World Summit. O evento que segue até esta quinta-feira (7) e reúne alguns dos maiores especialistas do mundo em desenvolvimento de cidades.
“O comitê avaliou que a assumir nossa identidade, totalmente ligada à imigração italiana, potencializa a força econômica nas mais diferentes áreas de produção, especialmente nos setores vitivinícola e moveleiro. Seguimos apostando nos valores locais e em busca de desenvolvimento para a nossa cidade”, ressalta o prefeito Guilherme Pasin. A indicação do município foi feita por universidades, governos, empresas e sociedade.
Zona Franca da Uva e do Vinho
Entre as iniciativas promovidas pela gestão do município, está a Lei de Liberdade Econômica, que promove mais agilidade, menos burocracia, estímulo a novos negócios, atração de investimentos para a cidade e geração de emprego e renda.
Outro exemplo de inovação e valorização da cultura regional é a criação da Zona Franca da Uva e do Vinho. Tornando o Vale dos Vinhedos a primeira região do Brasil a receber Indicação de Procedência e Denominação de Origem, espera-se reduzir a carga tributária, estimulando ainda mais o desenvolvimento da vitivinicultura e o enoturismo.
Prêmio Gestor Público
Na mesma semana em que recebeu a distinção internacional, o município também foi agraciado com uma certificação de reconhecimento pelo Fundo Municipal de Cultura. A iniciativa foi destacada no Prêmio Gestor Público, na noite de terça-feira (3), no Teatro Dante Barone, em Porto Alegrre.