A Bélgica, que é uma das favoritas para ganhar a Copa, estreou com o pé direito na Rússia. No Estádio Olímpico de Ficht, em Sochi, a seleção belga venceu de forma contundente o Panamá por 3 a 0, depois de um primeiro tempo ruim.
A Bélgica começou a pressão logo cedo. Aos 6 minutos, Hazard tocou para Mertens. Ele chutou para uma boa defesa do goleiro Penedo. Aos 11 minutos, o zagueiro Torres tentou recuar para Penedo próximo à linha de fundo, mas a bola foi fraca e sobrou para Hazard, mas o camisa 10 belga chutou para fora.
Aos 37 minutos, Hazard entrou na área protegendo a bola e chutou para boa defesa do goleiro Penedo. Aos 41 minutos, o Panamá finalmente fez uma jogada organizada no ataque. Trocou passes perto da área adversária, procurando espaços. Até que a bola chegou nos pés de Cooper. O volante arriscou um chute, por cima do gol de Courtois.
No segundo tempo, a seleção belga começou pressionando. Aos 2 minutos, a Bélgica tentou um cruzamento na área e a defesa afastou mal. Mertens pegou o rebote em um lindo chute de primeira, sem chances para Penedo, 1 a 0.
Aos 8 minutos, o Panamá teve sua primeira grande chance de marcar. Murillo recebeu um passe alto, surpreendendo a defesa adversária na entrada da área. Courtois saiu bem do gol e cortou o chute para a linha de fundo. A Bélgica voltou a encontrar dificuldade para furar a defesa adversária e criava poucas oportunidades.
Aos 23 minutos, a Bélgica conseguiu ampliar o placar. O centroavante Lukaku recebeu um bom cruzamento de De Bruyne na área e finalizou de cabeça, estufando a rede panamenha, 2 a 0.
Após o segundo gol, a seleção belga continuou com a pressão. Hazard puxou contra-ataque com velocidade e tocou para Lukaku, que entrou na área e, cara a cara com Penedo, teve a frieza necessária para dar um toque por cima do goleiro e fazer o gol.
Ao final do jogo, os panamenhos, exaustos, se reuniram no gramado e fizeram uma oração.