Cotidiano

Bela Vista terá aplicação de inseticida por dengue nesta terça

Trechos do Bairro Bela Vista terão aplicação de inseticida por causa da confirmação de caso de dengue importado nesta terça-feira (25), a partir das 8h30. As ruas (ou trechos) que serão pulverizados são Coronel Lucas de Oliveira, Vicente da Fontoura, Passo da Pátria e Barão de Ubá. A extensão é entre rua Cabral e avenida Neusa Goulart Brizola.
O paciente com dengue é morador da região e tem histórico de viagem a Belo Horizonte, Minas Gerais. A operação será coordenada pela Vigilância em Saúde de Porto Alegre. O ponto de partida será próximo ao número 1487 da Rua Coronel Lucas de Oliveira. O raio da operação é de 150 metros a partir da residência do paciente.
O quarteirão alvo da operação está incluído no sorteio do LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti), que a Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta semana em 57 bairros da Capital, e cujos trabalhos começaram na manhã dessa segunda-feira, 25.
O LIRAa traz, por amostragem, o índice de infestação larvária do mosquito vetor da dengue, chikungunya e zika vírus nos bairros em que não há armadilhas de monitoramento do mosquito adulto instaladas. A metodologia do levantamento é do Ministério da Saúde e a pactuação feita para esta edição do LIRAa é de visita a 8.608 imóveis.
Este é o sétimo caso de dengue confirmado na cidade em 2016. Todos são importados, ou seja, moradores da cidade que viajaram a locais de infecção pelo vírus da doença, ou de turistas infectados que vieram a passeio à Capital. Até 22 de janeiro, 139 notificações para dengue foram registradas na Capital, das quais 92 referentes a moradores de Porto Alegre. Na próxima sexta-feira (29), nova atualização da situação epidemiológica da cidade será divulgada.