Trechos do Bairro Bela Vista terão aplicação de inseticida por causa da confirmação de caso de dengue importado nesta terça-feira (25), a partir das 8h30. As ruas (ou trechos) que serão pulverizados são Coronel Lucas de Oliveira, Vicente da Fontoura, Passo da Pátria e Barão de Ubá. A extensão é entre rua Cabral e avenida Neusa Goulart Brizola.
O paciente com dengue é morador da região e tem histórico de viagem a Belo Horizonte, Minas Gerais. A operação será coordenada pela Vigilância em Saúde de Porto Alegre. O ponto de partida será próximo ao número 1487 da Rua Coronel Lucas de Oliveira. O raio da operação é de 150 metros a partir da residência do paciente.
O quarteirão alvo da operação está incluído no sorteio do LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti), que a Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta semana em 57 bairros da Capital, e cujos trabalhos começaram na manhã dessa segunda-feira, 25.
O LIRAa traz, por amostragem, o índice de infestação larvária do mosquito vetor da dengue, chikungunya e zika vírus nos bairros em que não há armadilhas de monitoramento do mosquito adulto instaladas. A metodologia do levantamento é do Ministério da Saúde e a pactuação feita para esta edição do LIRAa é de visita a 8.608 imóveis.
Este é o sétimo caso de dengue confirmado na cidade em 2016. Todos são importados, ou seja, moradores da cidade que viajaram a locais de infecção pelo vírus da doença, ou de turistas infectados que vieram a passeio à Capital. Até 22 de janeiro, 139 notificações para dengue foram registradas na Capital, das quais 92 referentes a moradores de Porto Alegre. Na próxima sexta-feira (29), nova atualização da situação epidemiológica da cidade será divulgada.
Cotidiano
Bela Vista terá aplicação de inseticida por dengue nesta terça
Assuntos