Uma aeronave Embraer E-190 da Azul Linhas Aéreas fez um pouso de emergência na Base Aérea de Canoas, na região metropolitana. Segundo a empresa aérea, houve um “problema técnico” com o avião, que obrigou o pouso no aeroporto militar distante poucos quilômetros do civil Salgado Filho.
O voo 2916 saiu do Aeroporto de Congonhas depois das 20h e deveria pousar em Porto Alegre próximo das 22h da noite de ontem. Por volta das 21h50min, o piloto anunciou que havia o “problema técnico” – até agora não divulgado –, o que causou receio do pior entre os passageiros.
Em entrevista ao jornal Correio do Povo, o consultor de sistemas Luciano Barros, 46 anos, relatou desconforto e apreensão entre os passageiros com a situação.
Por volta das 23h30, o piloto conseguiu pousar o Embraer na pista da Base Aérea sem maiores transtornos. Os passageiros aplaudiram, gritaram e alguns tiveram crise de choro, segundo consultor. Equipes de emergência dos bombeiros e de atendimento médico foram deslocadas para acompanhar o pouso, mas ninguém ficou ferido.
Azul lamenta incidente
A Azul Linhas Aéreas divulgou nota em que afirma apenas que uma falha técnica obrigou a tripulação do voo 2916 a mudar a rota. O avião – com origem em Congonhas e destino Porto Alegre – registrou um problema de ordem técnica e precisou alternar a rota para o aeroporto da cidade de Canoas.
“A companhia está prestando toda assistência necessária a seus clientes de acordo com a resolução 141 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A Azul lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações”, finaliza a nota.