Os ciclistas de Porto Alegre contarão com uma nova ciclovia na zona Leste. Está sendo executada a fase de demarcação do solo do trecho exclusivo para ciclistas da avenida Nilópolis, bairro Bela Vista. A faixa terá 650 metros de extensão e ficará localizada junto ao canteiro central da via, entre as avenidas Lucas de Oliveira e Ijuí. A previsão de conclusão das obras é de 90 dias.
O projeto da ciclovia da Nilópolis foi aprovado pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) e prevê duas pistas, uma em cada sentido. O espaço será segregado por tachões, terá sinalização e semáforos exclusivos. A iniciativa é contrapartida por uma garagem comercial implantada na rua 7 de setembro, 630. A obra será realizada pela empresa Coesul.
Após a conclusão dos trabalhos na av. Nilópolis, será executada pela EPTC a continuação da ciclovia da av. Neusa Brizola até a av. Protásio Alves, passando pela rua Santa Cecília até a av. Ipiranga. “Já é possível perceber uma grande circulação de ciclistas nesses locais. Acreditamos que essas obras facilitarão muito os deslocamentos, interligando a região do bairro Bela Vista com o Centro Histórico e zona Sul. Será possível percorrer esse caminho por uma estrutura cicloviária segura, que já está disponível à população. Outro ponto importante é que todas essas ciclovias estão previstas no Plano Diretor Cicloviário”, afirma Antônio Vigna, gerente de Projetos Especiais da EPTC.
Atualmente, Porto Alegre conta com 27,5 quilômetros de ciclovias. Além da av. Nilópolis, há outro ponto em obras, na av. Ipiranga, trecho de 1,5 quilômetro, entre a avenida Cristiano Fischer e a rua Félix Contreiras Rodrigues. Na semana que vem, começam os trabalhos na rua Silvio Delmar Hollenbach, com 400m, na zona Norte, interligando com a ciclovia da av. Juscelino Kubitschek. O objetivo da prefeitura é contar com 35 quilômetros de ciclovias até o final do ano.
Cotidiano