Avaliação negativa do Governo Dilma chega a 44%

Foi divulgada neste sábado uma nova pesquisa de aprovação do Governo Federal, chefiado pela Presidente Dilma Rousseff. A avaliação negativa do governo chegou a 44%, ultrapassando a porcentagem de aprovação. Apenas 23% dos entrevistados pelo Datafolha, consideram o governo petista “ótimo” ou “bom”.
Na última pesquisa realizada pelo instituo e divulgada em 3 de dezembro, a Presidente Dilma Rousseff era avaliada positivamente por 42% dos entrevistados. Outros 24% disseram no ano passado que o governo federal era “ruim” ou “péssimo”.
Veja o resultado da nova pesquisa de aprovação do Governo Dilma Rousseff divulgada hoje:
– Ruim/péssimo: 44%
– Regular: 33%
– Ótimo/bom: 23%
– Não sabe/não respondeu: 1%
A má avaliação da petista só não supera a do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que em dezembro de 1999 atingiu a pior avaliação de um chefe do Executivo federal: 46%.
Hipóteses
A crise hídrica que já provoca escassez de água e prejudica a geração de energia, as mudanças nos direitos trabalhistas, a crise de corrupção na Petrobras, aumento no valor dos impostos e dos combustíveis, reajustes altos na conta de luz, inflação alta e denúncias sobre o Partido dos Trabalhadores são as principais hipóteses para o aumento brusco da rejeição da presidente petista.
Corrupção na Petrobras 
Segundo o Datafolha, 77% dos entrevistados acreditam que a presidente sabia do esquema de corrupção na Petrobras. E apenas 14% dos eleitores acreditam que Dilma não sabia dos desvios de dinheiros. 52% dos entrevistados disseram que ela sabia dos desvios na estatal e deixou que o esquema continuasse. Já para 25% dos que disseram que a presidente sabia dos desvios, mesmo sabendo, nada ela pôde fazer.
*O Datafolha fez a pesquisa entre terça-feira (3) e quinta-feira (5). Foram ouvidos 4 mil eleitores em 188 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, seja para mais ou menos.