Apenas dois pontos monitorados pelo projeto Balneabilidade da Fepam (Fundação de Proteção Ambiental) apresentam condições impróprias para banho no RS. O resultado, da 12º semana de coleta, foi divulgado na manhã desta sexta-feira (5). Todos os outros 81 pontos que recebem o acompanhamento estão próprios para banho. O Litoral norte e sul têm condições de balneabilidade em todas as praias de água salgada.
Leia Mais: Praias da Zona Sul de Porto Alegre têm apenas um ponto impróprio para banho
No litoral médio, apenas o ponto localizado próximo a Rua Portal de Tapes, em Tapes, apresentou condição imprópria. O segundo ponto impróprio para banho no estado está localizado na praia da Florida, em Guaíba.
Curta nossa página no Facebook, siga no Twitter e receba nossas atualizações
Os dados são divulgados depois de contabilizados os resultados das últimas cinco amostragens, que validam a condição de balneabilidade, de acordo com a Resolução Conama 274/2000. As coletas do Projeto Balneabilidade iniciaram no final na segunda semana de novembro e serão colhidas 16 amostragens, finalizando em 4 de março. Serão monitorados 83 balneários, em 43 municípios, durante o desenrolar do projeto.
As placas que indicam a condição de banho estão instaladas junto aos locais de amostragem. Os pontos monitorados estão assim distribuídos:
- Região Hidrográfica do Guaíba: 14
- Região Hidrográfica do Uruguai: 12
- Região Hidrográfica do Litoral: 57, sendo 33 pontos no Litoral Norte, 19 no Litoral Médio e 5 no Litoral Sul.
Os resultados completos com as informações e todos os locais monitorados estão disponíveis no site da Fepam, no banner Projeto Balneabilidade 2015-2016.