As aulas na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul terão início nesta quinta-feira (13). O início do ano letivo ocorre após a reversão da liminar que suspendia as atividades escolares por causa da onda de calor.
A decisão judicial impactou aproximadamente 700 mil estudantes em 2.320 escolas. Na terça-feira, o governo do Estado reverteu a decisão provisória junto ao TJ-RS (Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul).
A PGE-RS (Procuradoria-Geral do Estado) argumentou que o Poder Executivo já havia tomado medidas preventivas para lidar com as altas temperaturas. Conforme o governo, os coordenadores regionais receberam diretrizes para garantir um retorno seguro das atividades escolares, considerando o impacto da onda de calor.
No entanto, as orientações não convenceram o CPERS, que pediu que as atividades não ocorressem no auge do calorão. A temperatura em grande parte do Estado superou os 35°C na segunda e na terça-feira.
Distribuição de uniformes
Além da retomada das aulas, o Estado anunciou que, pela primeira vez, os estudantes da rede estadual terão direito ao uniforme oficial. Conforme a Seduc (Secretaria da Educação do RS), a iniciativa faz parte de um plano de padronização e acessibilidade no ensino público.