Até 2016, mais 83 municípios gaúchos terão revisão biométrica

O TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral) vai realizar o recadastramento biométrico em 83 municípios gaúchos até 2016. O recadastramento é obrigatório e consiste na coleta da fotografia e da impressão digital dos eleitores, que devem comparecer ao cartório eleitoral munidos de documento oficial de identificação e comprovante de residência.
O sistema biométrico amplia a segurança no momento do voto, que só é liberado após a identificação eletrônica pela digital do eleitor.
Doze localidades do Rio Grande do Sul já iniciaram o processo ontem (11): Pinhal, Tiradentes do Sul, Barracão, Boqueirão do Leão, Mampituba, Santo Antônio das Missões, Feliz, Erval Seco, Arroio do Sal, Liberato Salzano, Rolante e Espumoso. Hoje (12), a revisão começou em São José do Sul e Selbach. Amanhã, é a vez de Faxinal do Soturno, Nova Palma e, na sexta-feira (15), o processo se inicia em Campestre da Serra.
Conforme o TRE-RS, o eleitorado atual destas 17 localidades chega a 105.546 inscritos. Até o momento, 186 municípios já passaram por revisão biométrica no RS.