Assis Melo e Yeda Crusius assumem como deputados federais pelo RS

Assis Melo, do PCdoB, e Yeda Crusius, do PSDB, vão assumir como deputados federais pelo Rio Grande do Sul. Os dois políticos até então eram suplentes, mas devido as Eleições Municipais de 2016, a composição da bancada gaúcha em Brasília foi modificada.

A posse de Assis Melo ocorreu nesta segunda-feira (2). Para ser empossado prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato (PTB) precisou renunciar do cargo de deputado federal. No seu lugar, assumiu como titular o primeiro suplente da coligação pela qual Busato foi eleito, Cajar Nardes (PR). O político já atuava como deputado e ocupava, até então, a vaga deixada pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira (PTB). Agora, Assis Melo ocupará a vaga de primeiro suplente, ocupando a cadeira de Nogueira enquanto ele for ministro.

Já Yeda Crusius assume no lugar de Nelson Marchezan Júnior (PSDB), que renunciou do cargo de deputado federal para ser prefeito de Porto Alegre. A ex-governadora deve ser empossada no próximo dia 5. Ela não pôde participar da cerimônia desta segunda-feira porque está no exterior. A tucana tem 60 dias, de acordo com o regimento da Câmara de Deputados, para tomar posse.

Os dois suplentes que agora fazem parte da bancada gaúcha tem uma longa trajetória na política. Assis Melo foi eleito vereador de Caxias do Sul em 2008 e elegeu-se deputado federal em 2010, porém o metalúrgico e sindicalista não conseguiu se reeleger em 2014. Já Yeda Crusius, que é professora de economia, foi deputada federal por três mandatos, ministra do Planejamento no governo Itamar Franco e governadora do RS.