Linha S1 Aeroporto/Hotéis vai parar de circular em Porto Alegre

A linha seletiva S1 – Aeroporto/Hotéis, que começou a funcionar para a Copa do Mundo e foi mantida em caráter experimental a partir de julho de 2014, vai parar de circular no próximo dia 30 de abril, em Porto Alegre. Durante o período de avaliação, foi registrada uma média de 1,37 passageiro por viagem, o que inviabiliza a operação. O prejuízo com a linha, em 2014, passou de R$ 884 mil.
No estudo realizado pela Carris e a EPTC (Empresa Pública de Transportes e Circulação) durante o período experimental, foram detectados três fatores principais para a baixa procura pela linha:
1) A proximidade do Aeroporto Salgado Filho do Centro da cidade e de grande parte dos hotéis de Porto Alegre, o que favorece a utilização de táxis (são 210 veículos disponíveis no ponto fixo do aeroporto);
2) A grande oferta de ônibus do transporte urbano de passageiros no local. Seis linhas e suas variantes circulam pelo aeroporto, transportando em média 50 mil passageiros por dia (T5, T11, B02 – Leopoldina/Aeroporto, B09 – Aeroporto/Iguatemi, B56 – Passo das Pedras/Aeroporto, 705 – Indústrias);
3) A operação do aeromóvel da Trensurb, que transporta, em média, 3,2 mil passageiros por dia útil do Salgado Filho até a Estação Aeroporto do metrô. Com partidas a cada 10 ou 15 minutos, dependendo do horário, oferece uma alternativa mais rápida e barata a quem se desloca para o centro da cidade.
A decisão de tirar a S1 de circulação foi tomada pelo prefeito José Fortunati nesta segunda-feira, 20, em reunião com o diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann, do diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, o secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt, além de gestores e técnicos das duas empresas municipais. No encontro, foram apresentados a Fortunati o desempenho e taxa de utilização da linha em cada um dos dias de operação.
Sobre a linha – A linha S1 – Aeroporto/Hotéis é a linha da Carris que integra o Aeroporto Internacional Salgado Filho aos principais hotéis da cidade. Começou a operar em 11 de junho de 2014 e foi criada em função da Copa do Mundo.
Com tarifa, em 2015, de R$ 7,00, registrou uma média de 1.070 passageiros ao mês após o Mundial.
A frota é composta por seis ônibus, cinco ativos e um reserva. Todos foram adaptados com espaço para bagagens e capacidade reduzida para 25 passageiros sentados. Agora, a Carris fará uma reavaliação desses veículos para que sejam redirecionados às linhas C.
As partidas ocorrem diariamente do Aeroporto Internacional Salgado Filho, a cada 30 minutos, a partir das 6h da manhã até a meia-noite. Elaborado de acordo com pesquisa prévia realizada com turistas no próprio terminal do aeroporto, o itinerário cobre a região central e bairros Moinhos de Vento e Rio Branco, percorrendo um trajeto de cerca de 30 quilômetros.