Cotidiano

Após posse, líderes estrangeiros participam de recepção no Itamaraty

Líderes estrangeiros participaram, no início da noite de hoje (1º), do coquetel oferecido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pela primeira-dama, Michele Bolsonaro, no Palácio do Itamaraty, aos chefes de Estado que estiveram na cerimônia ...

Líderes estrangeiros participaram, no início da noite de hoje (1º), do coquetel oferecido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pela primeira-dama, Michele Bolsonaro, no Palácio do Itamaraty, aos chefes de Estado que estiveram na cerimônia de posse.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, fala à imprensa no Palácio do Planalto

O  presidente  do  Chile,  Sebastián  Piñera  –  José  Cruz/Arquivo/Agência  Brasil

Em entrevista à imprensa, o presidente do Chile, Sebastian Piñera, afirmou que o Brasil é um sócio estratégico em todos os setores. Piñera disse também que aguarda uma visita de Bolsonaro a seu país e que pretende acelerar com o governo do novo presidente a aprovação, pelo Congresso dos dois países, do tratado livre comércio assinado recentemente pelo Brasil.

“Estamos buscando acordos para que o Chile possa crescer com força e para que a qualidade de vida dos chilenos possa dar um salto à frente”, disse o chefe do governo chileno.

O ministro das Relações Exteriores da Argentina, Jorge Faurie, informou que o presidente Mauricio Macri não compareceu à posse, mas agendou uma reunião com Bolsonaro para o dia 16 deste mês.

Segundo Faurie, o governo argentino está pronto para trabalhar com o novo presidente, inclusive nas questões envolvendo o acordo do Mercosul. “O Mercosul é um acordo que tem mais de 30 anos de vigência, e temos que reinterpretá-lo à luz dos tempos que vivemos.”, afirmou o ministro.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que está trabalhando pela celebração de um acordo entre o Brasil e a União Europeia, por meio do Mercosul. De acordo com o presidente português, o acordo será importante para o Brasil projetar-se no mundo.

“Portugal está aberto ao diálogo, à colaboração constante. Há domínios de futuro em que podemos ir mais longe, nova ciência, nova tecnologia digital e, além disso, novas formas de energia”, afirmou.