A Smov (Secretaria Municipal de Obras e Viação de Porto Alegre) inicia uma campanha que pretende minimizar os problemas causados pelo desgaste do asfalto na capital gaúcha. A nova ação de tapa-buracos consiste na realização de vistorias para a detecção e fechamento dos buracos em ruas e nas principais vias públicas de Porto Alegre.
Para isso, serão definidos semanalmente os bairros que receberão a visita dos técnicos da Smov. A operação terá início nesta quinta-feira, 23, a partir das 8h30, na zona Sul, em ação que abrange a área da avenida Campos Velho até o Lami. No sábado, as equipes estarão concentradas no Centro Histórico da cidade.
Os serviços serão executados inclusive aos finais de semana com objetivo de não prejudicar o tráfego de veículos, que é maior durante a semana. “Faremos um grande mutirão dividido por bairros com o objetivo de minimizar o mais rápido possível os desgastes das vias, que foram agravados com os estragos causados pela chuva das últimas semanas”, ressalta o secretário da Smov, Mauro Zacher.
Ao longo dos próximos 40 dias, o mutirão percorrerá todas as regiões da cidade. Em caso de chuva, a ação é suspensa, tendo continuidade assim que o tempo permitir. Além do 156, técnicos da Smov farão vistorias prévias nos bairros para identificar os buracos.
Ao todo serão 12 equipes que estarão trabalhando na operação tapa-buracos, sendo seis em regime de mutirão por seção. Segundo Zacher, para essa operação serão disponibilizadas cerca de 80 toneladas de asfalto por dia, incluindo os finais de semana.
O secretário lembra que o trabalho das equipes da Divisão de Conservação de Vias Urbanas é permanente, em qualquer época do ano. “Com o aumento da demanda por causa da chuva, ocorre o reforço das equipes”, ressalta. A prioridade são os locais com maior circulação de veículos.
Porto Alegre possui 2.800 quilômetros de vias, sendo 1.300 de asfalto e 600 de acessos secundários ou terciários que não possuem pavimento. Anualmente, a prefeitura investe R$ 20 milhões em conservação vias.
Cotidiano