Cotidiano

Após chuva volumosa, rio Taquari sobe e alaga áreas em Lajeado

A chuva volumosa em uma sequência de quatro dias que caiu em boa parte da metade norte do Rio Grande do Sul forçou a elevação do nível do rio Taquari, neste domingo (20), no município de Lajeado, no centro-norte gaúcho.
As águas subiram rapidamente alagando áreas ao entorno do Centro, onde está localizado o Parque Verde “Theobaldo Dick”, além dos bairros Conservas e Hidráulica.
Mais ao norte, no município de Encantado, a régua da estação telemétrica mantida pela ANA (Agência Nacional de Águas) registrou nível de 5,15 metros, acima da cota de alerta que é de 5,02 metros.
Na mesma região, outra estação controlada da ANA registrou somente nas últimas 96 horas, precipitação de 158,9 milímetros no município de Travesseiro, sobre o rio Forqueta, importante cabeceira que deságua no Taquari.
O estudo de vulnerabilidade para enchentes feito pelo SNIRH (Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos) mostra que a região de Lajeado está sob vulnerabilidade “alta” para o risco de enchente (em vermelho).