A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Silvana Covatti (PP), deu posse, na manhã desta quarta-feira (28), na Sala da Presidência, ao suplente da bancada do PSD, Eduardo Oliveira, em cumprimento ao que determina o Regimento Interno e o Código de Ética Parlamentar, diante da cassação do deputado Mário Jardel. A cerimônia de juramento reuniu o vice-governador José Paulo Cairoli, representantes do governo, deputados e agentes públicos da Fronteira Oeste. Edu Oliveira é natural de Santana do Livramento.
Depois do ato de posse, o novo deputado referiu o procedimento adotado pela Assembleia em afastar um membro por falta de decoro e assegurou sua responsabilidade com o mandato do PSD. Com a experiência de três mandatos na Câmara de Vereadores de Santana do Livramento, onde também exerceu o cargo de vice-prefeito e ainda o período como secretário estadual de Modernização Administrativa e Recursos Humanos, Oliveira antecipou sua disposição em contribuir “para mudar a atual face do desmonte do Estado”. Elogiou o empenho dos deputados nas últimas sessões legislativas “diante do desafio de projetos que buscam corrigir erros do passado”. Ele acredita que o Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado “a enfrentar a sua crise estrutural e o caos administrativo e, por isso, também será o primeiro a superá-los”.
Silvana Covatti, ao saudá-lo, destacou “a coragem exigida dos parlamentares para tomar decisões e enfrentar os problemas do Estado”. Convocou Eduardo Oliveira “a somar esforços conosco na valorização do trabalho parlamentar e no enfrentamento dos grandes desafios que teremos pela frente para cumprir nossa missão de aproximar a Assembleia dos cidadãos”. Destacou o “empenho da Assembleia com a ética” e reiterou que a Comissão de Ética Parlamentar cumpriu o seu papel.
O ato solene contou com a presença dos deputados Edson Brum (PMDB), Frederico Antunes (PP), Marcel van Hattem (PP), Elton Weber (PSB) e da deputada Liziane Bayer (PSB). Também prestigiaram a cerimônia, o secretário adjunto de Modernização Administrativa e Recursos Humanos, Leandro Balen, e o subchefe Parlamentar da Casa Civil, Ademir Baretta. A esposa do parlamentar, Patrícia, o filho Dudu e o pai, Nei Oliveira, prestigiaram a cerimônia.