Cotidiano

Após briga com feridos, revista apreende celulares, facas e drogas em Passo Fundo

Além da revisão dos pertences dos presos, a direção da casa prisional realizou a transferência de 40 presos para cinco presídios da região Norte.

Horas depois de uma briga entre detentos do Presídio Regional de Passo Fundo, que resultou em cinco feridos, uma revista geral foi realizada no local. Além da revisão dos pertences dos presos, a direção da casa prisional realizou a transferência de 40 presos para cinco presídios da região Norte.

A confusão aconteceu ontem no pátio da casa prisional, entre os detentos da galeria C. Conforme a Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários), um preso – e não dois, como divulgado ontem – restou baleado e outros quatro esfaqueados.

Ainda na noite de segunda-feira, agentes do GAES (Grupo de Ações Especiais) da Susepe de Porto Alegre realizaram uma operação pente-fino no estabelecimento prisional. Durante a revista foram apreendidos 116 celulares, drogas (maconha, crack e cocaína), 22 estoques, 20 facas e 22 facões. Não foram encontradas as armas de fogo.

“Fomos surpreendidos pelos disparos”, diz diretor do presídio

“Tínhamos informações sobre a existência de armas brancas, mas fomos surpreendidos pelos disparos. Imediatamente congelamos a casa prisional e chamamos reforço para que pudéssemos retirar esses ilícitos do presídio”, disse o dirtetor do presídio Renato Garlet à Rádio Uirapuru. “Temos informações de que as armas de fogo foram arremessadas na parte da manhã para dentro do presídio. Após a briga, foram jogadas para fora”, revelou.

O diretor admitiu a dificuldade em coibir o arremesso de armas e outros materiais para dentro do presídio. “Fica difícil principalmente quando são arremessados para dentro da área de sol, onde ficam em torno de 200 e 300 detentos”.

Dos cinco detentos feridos, dois seguem internados no Hospital São Vicente de Paulo. Um deles precisou passar por cirurgia por causa do ferimento.