Depois de Paris, Londres, Los Angeles, Tóquio e México, agora é a vez de Mônaco apresentar o CityMapper, um aplicativo gratuito que guia os viajantes pelo país, adotado por mais de 20 milhões de usuários em todo o mundo.
O objetivo é combinar caminhada com meios de transporte que ofereçam uma alternativa ao carro.
O projeto está sendo realizado como parte do programa #ExtendedMonaco, com o objetivo de fornecer aos usuários mais informações sobre opções de transporte e apoiar a política de mobilidade do principado, principalmente em relação ao turismo responsável.
“Com o CityMapper, agora é possível ter várias sugestões de rotas para viajar do ponto A ao ponto B no principado, bem como de e para países dentro de um perímetro estendido, da fronteira italiana ao aeroporto de Nice. As rotas de viagem propostas incluem caminhadas, mas também, e acima de tudo, meios de transporte públicos ou compartilhados disponíveis localmente”, explicou Georges Gambarini, chefe do programa Smart City no Departamento de Nação Inteligente (DDUN), departamento administrativo que executou o projeto em associação com o Ministério de Obras Públicas, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, incluindo o Departamento de Estudos Avançados, Planejamento Urbano e Mobilidade (DPUM), como parte dos projetos de Mobilidade Inteligente.
O CityMapper Monaco apresenta as rotas de ônibus da Monegasque Bus Company (CAM), Zestbus (rotas que passam por Mônaco) e Lignes d’Azur (passando por Mônaco e pela rota Cap-d’Ail), trens e helicópteros, bem como os serviços de compartilhamento de carro e bicicletas Mobee e MonaBike.
Assim, o aplicativo multilíngue é útil tanto para residentes de Mônaco, como para turistas. “Além de permitir planejar rotas e escolher a melhor opção de mobilidade compartilhada em tempo real, acessar informações em tempo real (horários, atrasos e alertas) e ser guiado em sua jornada usando geolocalização, o aplicativo CityMapper oferece uma grande inovação – a disponibilidade, em tempo real, de vagas em todos os estacionamentos do principado, que é uma especificidade monegasca para este aplicativo e um verdadeiro passo à frente para a mobilidade”, enfatizou Gambarini.
“A introdução desta ferramenta faz parte de uma série de projetos que visam melhorar a experiência de infraestrutura e mobilidade em Mônaco, como o novo ônibus autônomo e o novo serviço Monabike. Ela está ligada a uma visão mais global, à ambição de mobilidade inteligente para melhorar a qualidade de vida dos usuários “.