Entre transações bancárias, compras e tele-entregas, os aplicativos têm facilitado o acesso a diversos serviços. E essa mesma tecnologia também pode ajudar a fazer o bem. Um jovem empreendedor de Bento Gonçalves desenvolveu o Angels Help To Help, plataforma que permite realizar doações para organizações do município. O projeto acabou de ser chancelado pelo Conselho Municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). O lançamento acontece na sexta-feira (14), às 8h30min, na fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves.
Pesquisa do Ranking Mundial de Solidariedade revelou que o Brasil é o país menos solidário da América do Sul. Entre 2016 e 2017, o passou de 75º para 122º lugar na lista. Buscando fazer sua parte para mudar esse cenário, Mateus Sgarbi começou a desenvolver a plataforma há sete meses, que conta com uma interface prática e de informações transparentes. Atualmente, 14 institutos estão cadastrados.
“É preciso tornar essa prática algo do cotidiano. Se em tempos de crise não conseguimos pensar nisso, agora pode ser um bom momento para fazer muitas pessoas felizes. Ajudar o próximo é um sentimento nobre”, ressalta Sgarbi, que conta com o apoio de Morgana Furlan na área de marketing.
Mais facilidade para doar
A ideia surgiu a partir da experiência pessoal de Mateus, que já contribuía com entidades há quatro anos. Ao perceber a dificuldade logística da coleta do dinheiro e de encontrar informações a respeito. “Precisava ir ao banco fazer o depósito, ou o dinheiro tinha de ser recolhido em casa por um motoboy, o que gera mais custos operacionais”, destaca o empreendedor.
A partir disso, ele estudou uma alternativa e desenvolveu uma plataforma em que pessoas físicas e jurídicas podem contribuir com valores a partir de R$ 5,00. As entidades selecionadas foram indicadas pelo Comdica e visitadas pela equipe do aplicativo, que verifica se as organizações estão aptas. Segundo Mateus, a realidade encontrada é de muita dificuldade – faltando recursos até mesmo para suprir necessidades básicas.
“Ver o interesse das pessoas em ajudar é uma realização. Se antes eu doava para os lugares, agora possa ajudar um número bem maior”, aponta o empreendedor. Ele atua há dois anos na área digital, tendo integrado o Learning Experience, no Vale do Silício, experiência que auxiliou no desenvolvimento do projeto.
O custo de transação fica em torno de R$ 1,10, onde uma pequena parte deste valor é destinado para atualizações da plataforma, e o restante da doação vai inteiramente para as organizações. Para facilitar a doação, é possível programar doações mensais a partir do cadastramento do cartão de crédito. O aplicativo pode ser baixado no site www.appangels.org e nas lojas virtuais para iOS ou Android, digitando “Angels Doações”.
Bento Gonçalves mais solidária
A novidade se soma ao trabalho realizado pela prefeitura da cidade. Embora a legislação não permita que a administração municipal destine recursos públicos para essas entidades, a gestão auxilia as ONGs cedendo profissionais para prestarem atendimento nestes locais. “Bento Gonçalves é uma cidade empreendedora, e os números comprovam isso. O ambiente é favorável para o desenvolvimento de diversas atividades. E a partir de uma necessidade da comunidade, surgem os empreendedores sociais. Pessoas preocupadas em criar soluções para ajudar o próximo”, destaca o prefeito Guilherme Pasin, que acredita que parcerias público-privadas resultam em avanços importantes para a população.