Apenas três dos 83 pontos monitorados pela Fepam (Fundação de Proteção Ambiental) estão impróprios para banho no Rio Grande do Sul. O Litoral Norte repete os bons resultados das últimas análises e garantiu a condições de balneabilidade em todos os pontos coletados.
Os resultados apontam ainda que a praia da Florida, em Guaiba; o Camping Municipal Lagoa dos Patos, em São Lourenço do Sul; e o balneário Cassino (entre as guaritas 17 e 18), em Rio Grande apresentam condições impróprias para banho.
São monitorados 83 balneários, em 43 municípios, durante o desenrolar do projeto. As placas que indicam a condição de banho estão instaladas junto aos locais de amostragem.
Curta nossa página no Facebook, siga no Twitter e receba nossas atualizações
Os pontos monitorados estão assim distribuídos:
– Região Hidrográfica do Guaíba: 14
– Região Hidrográfica do Uruguai: 12
– Região Hidrográfica do Litoral: 57, sendo 33 pontos no Litoral Norte, 19 no Litoral Médio e 5 no Litoral Sul.
Leia mais: Em Porto Alegre, praia do Lami volta a ter pontos impróprios para banho
A praia é considerada imprópria quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, houver, no máximo mil Coliformes Termotolerantes ou 800 Escherichia coli por cem mililitros.
O balneário é considerado próprio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, os resultados das análises forem superiores a mil Coliformes Termotolerantes ou 800 Escherichia coli por cem mililitros, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2,5 mil Coliformes Termotolerantes ou 2 mil Escherichia coli por cem mililitros.