Cotidiano

Apenas três pontos seguem impróprios para banho no RS

Apenas três dos 83 pontos monitorados pela Fepam (Fundação de Proteção Ambiental) estão impróprios para banho no Rio Grande do Sul. O Litoral Norte repete os bons resultados das últimas análises e garantiu a condições de balneabilidade em todos os pontos coletados.
Os resultados apontam ainda que a praia da Florida, em Guaiba; o Camping Municipal Lagoa dos Patos, em São Lourenço do Sul; e o balneário Cassino (entre as guaritas 17 e 18), em Rio Grande apresentam condições impróprias para banho.
São monitorados 83 balneários, em 43 municípios, durante o desenrolar do projeto. As placas que indicam a condição de banho estão instaladas junto aos locais de amostragem.

Curta nossa página no Facebooksiga no Twitter e receba nossas atualizações

Os pontos monitorados estão assim distribuídos:

– Região Hidrográfica do Guaíba: 14
– Região Hidrográfica do Uruguai: 12
– Região Hidrográfica do Litoral: 57, sendo 33 pontos no Litoral Norte, 19 no Litoral Médio e 5 no Litoral Sul.
Leia mais: Em Porto Alegre, praia do Lami volta a ter pontos impróprios para banho

A praia é considerada imprópria quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, houver, no máximo mil Coliformes Termotolerantes ou 800 Escherichia coli por cem mililitros.
O balneário é considerado próprio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, os resultados das análises forem superiores a mil Coliformes Termotolerantes ou 800 Escherichia coli por cem mililitros, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2,5 mil Coliformes Termotolerantes ou 2 mil Escherichia coli por cem mililitros.