Cotidiano

Alunos do IFRS participam do Projeto Integrador no Tecon Rio Grande

O Tecon Rio Grande, terminal de contêineres do Grupo Wilson Sons, está recebendo alunos do IFRS – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul para o Projeto Integrador. Neste programa, graduandos de Engenharia Mecânica adquirem experiências práticas na área de gestão da manutenção, realizam monitoramento em campo e estudam dados do Tecon Rio Grande.

O Projeto Integrador é uma estratégia de ensino-aprendizagem cujo objetivo é proporcionar a interdisciplinaridade entre todos os temas/assuntos/bases abordados durante os cursos oferecidos pelas instituições que adotam o programa.

Os alunos cumprem a segunda fase do projeto realizando auditorias em campo, no qual os profissionais que trabalham na área de manutenção devem apontar suas atividades de maneira verídica e clara. As atividades seguem até dezembro e o objetivo é medir a confiabilidade dos apontamentos e corrigir possíveis desvios.

O Projeto Eficiência da Manutenção (PEM) via software Sigga é destinado à gestão de ativos e manutenção. Integrado ao sistema SAP, o programa permite gerar ordens de manutenção, reserva de materiais e apontamento da mão de obra por meio de um dispositivo móvel e em tempo real. O Tecon Rio Grande iniciou o PEM em novembro de 2017, com investimento de R$ 865 mil. Foi o primeiro terminal portuário do país a implantar o programa, tornando-se referência na gestão de sua área de manutenção. Recentemente, a tecnologia também começou a ser utilizada pelo Tecon Salvador.

“Além da satisfação com a parceria formada com os alunos, temos o prazer em dividir aprendizados e estimular os jovens engenheiros em direção à manutenção de classe mundial”, comenta Weber Martins, gerente de Manutenção do Tecon Rio Grande.