Alunos da guarda de Novo Hamburgo recebem treinamento em primeiros socorros

Situações do cotidiano como acidentes domésticos e de trânsito e que exigem conhecimento e preparo técnico para o atendimento inicial até que serviços de saúde cheguem ao local da ocorrência. Motivações para conteúdo de primeiros socorros, totalizando 26 horas de aula, que está sendo ministrado a turma de 12 novos guardas municipais de Novo Hamburgo, em treinamento até dezembro.

Na sede da instituição, os alunos tiveram a primeira aula sobre o tema, ministrada pelo guarda municipal Adriano Saraiva. Com formação de enfermeiro e socorrista, e usando para a instrução de equipamentos como manequins adultos e de um bebê, além de um Desfibrilador Externo Automático, Saraiva explicou as técnicas e formatos do atendimento pré-hospitalar.

“São instruções como segurança de cena, uso de equipamentos de proteção individual, cinemática, o que ocorre no local. Tem ainda avaliação primária, suporte básico de vida, queimaduras, fraturas, tipos de choques”, destaca o guarda municipal.

“Que é o suporte básico de vida, baseado em protocolos internacionais atualizados e onde eles aprendem como atender uma vítima em parada cardio-respiratória, situação que pode ocorrer tanto na escola como em qualquer lugar”,completa Saraiva.

Ele lembra que, em geral, são as viaturas da guarda municipal as primeiras a chegar em uma cena de acidente no município, antes das ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).

“E esse treinamento permite que eles se apossem desse conhecimento, para que quando chegarem possam oferecer a vítima a chance da sobrevida.”