Cotidiano

Alta turbidez da água do rio do Sinos pode afetar abastecimento em quatro cidades

A Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) informa que a alta turbidez do rio do Sinos prejudica a produção de água tratada na ETA de Campo Bom (Estação de Tratamento Água). O problema pode afetar o abastecimento em Campo Bom, Sapiranga, Portão e Estância Velha, pois o sistema das quatro cidades do Vale do Sinos é integrado.

A ETA precisou ser desligada na madrugada deste sábado (7) por não ter condições de tratar a água bruta (in natura) captada no manancial. A situação decorre do rompimento de açude em São Francisco de Paula e deslizamentos de terra, ocasionando presença de lodo no rio. A turbidez normal do Sinos é de 50 NTU – hoje está em 10.000 NTU.

Em Taquara, onde o índice chegou a 20.000 NTU na noite de sexta-feira (6), o tratamento e o abastecimento estão sendo restabelecidos gradualmente. Turbidez é a presença de materiais em suspensão na água, reduzindo a transparência e dificultando a absorção e reflexão da luz.

A normalização completa do fornecimento depende da redução de turbidez da água bruta, o que poderá ocorrer na noite deste sábado. As equipes da companhia fazem testes e monitoram as condições da água. Para mais informações, acesse a seção Situação do Abastecimento de Água no site da companhia ou ligue para o Corsan 24 Horas, no 0800.646.6444.