O Cerro da Figueira, em Agudo, na Região Central do Rio Grande do Sul, será o palco das decolagens da terceira etapa do Campeonato Gaúcho de Parapente.
A competição, que deverá reunir cerca de 65 pilotos de todo o Estado, ocorre neste sábado (21) e domingo (22). Após o cancelamento das duas primeiras etapas do ano em Roca Sales e Rolante, os competidores somarão os primeiros pontos da temporada nos céus de Agudo.
A organização do evento é da Associação Agudense de Voo Livre (AAVL) em parceria com a Federação Gaúcha de Voo Livre (FGVL), que valida a competição.
Na programação dos dois dias de provas, o encontro dos pilotos será a partir das 9 horas, com subida de ônibus para a rampa a partir das 10 horas. Depois da definição do percurso pela comissão de prova, as decolagens devem iniciar a partir do meio-dia até cerca de 14 horas.
As provas serão do tipo ”Race to Goal”, uma corrida com checkpoints virtuais que todos os atletas realizam simultaneamente. O primeiro que chegar (ou que conseguir completar o máximo da prova em menos tempo), será o vencedor.
Categorias
Existem quatro categorias na competição, dependendo do tipo de vela, são elas: Open, Serial, Sport e Sport Light. Em caso de previsão de chuva a etapa pode ser cancelada dois dias antes. Ainda, nos dias do evento, pode ser que não ocorram as provas devido às más condições de vento.
Após o evento em Agudo, o Campeonato Gaúcho de Parapente terá mais duas etapas a serem realizadas na cidade de Igrejinha, nos dias 18 e 19 de novembro, e encerra no município de Sapiranga, no fim de semana dos dias 9 e 10 de dezembro.