As categorias de aeronautas – comandantes, comissários e copilotos – e aeroviários – trabalhadores dos aeroportos – decidiram, em assembleias, aceitar o acordo de reajuste salarial de 7% proposto em audiência de conciliação na última sexta-feira, dia 23 no TST (Tribunal Superior do Trabalho).
O acordo, que foi feito no dia seguinte à paralisação dos funcionários, também prevê um reajuste de 8,5% no ticket alimentação. Para atender às melhorias na qualidade de vida das categorias, grupos de estudos serão formados para acrescentar um adendo ao acordo, até o dia 1° de junho, que trate sobre escalas, limite de diárias, folgas e tabelas da jornada de trabalho.
Com a aprovação dos trabalhadores, os sindicatos das empresas e das companhias aéreas poderão se reunir com os aeronautas e aeroviários para assinatura na Convenção Coletiva de Trabalho, que deve acontecer na quinta (29).
Na última quinta-feira, dia 22, a paralisação de voos aconteceu em todos os aeroportos do país durante uma hora, das 6h às 7h. No mesmo dia, as categorias decidiram suspender temporariamente a greve por causa da retomada das negociações com as empresas aéreas.
Cotidiano