Cotidiano

Ação policial em 34 municípios do RS prende 28, recolhe veículos e armas

Uma operação policial em 34 municípios da Grande Porto Alegre, nessa quinta-feira (15), apreendeu 13 armas, 7,7 quilos de maconha e R$ 97,3 mil por origem não comprovada.

Os efetivos conjuntos das forças de Segurança Pública do Estado, na 2ª edição da Operação Integrada Metropolitana, ainda abordaram 4.843 pessoas e fiscalizaram 2.842 veículos.

A mobilização contou com cerca de 900 agentes e mais de 300 viaturas, além de homens a cavalo para vistoriar 157 pontos. Eles ainda tiveram o reforço de um helicóptero da Brigada Militar para ampliar o alcance da ação.

A operação, coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Porto Alegre (GGIMPOA) dentro do programa RS Seguro, planejou as barreiras de trânsito, o patrulhamento intensivo e as abordagens em áreas comerciais, proximidades de agências bancárias e paradas de ônibus.

“A operação integrada faz com que o cidadão se sinta protegido e verifique a ostensividade do que está sendo feito porque, assim, passa a perceber esse nosso trabalho de integração das forças na defesa da população”, afirmou o coronel Marcelo Gomes Frota, secretário adjunto da Segurança Pública.

Balanço

– 2.842 veículos fiscalizados

– 261 veículos autuados

– 4 veículos apreendidos

– 73 veículos recolhidos por situação irregular

– 2 carros em ocorrência de crime recuperados

– 41 veículos periciados pelo IGP

– 13 armas apreendidas

– 128 munições de diversos calibres recolhidas

– R$ 97,3 mil recolhidos por origem não comprovada

– 4.843 pessoas abordadas

– 2 menores apreendidos

– 10 foragidos capturados

– 28 presos em flagrante

– 6 mandados de prisão cumpridos

– 23 mandados de busca e apreensão executados

– 113 estabelecimentos fiscalizados, sendo 2 interditados e 47 notificados

– 160 aves silvestres recolhidas

– 52 barreiras realizadas

Drogas apreendidas

– 195 gramas de cocaína

– 536 gramas de crack

– 1.108 unidades de droga sintética

– 7,7 kg de maconha

A mobilização envolveu Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Também participaram servidores de outras esferas, como Guardas Municipais, agentes de trânsito e de fiscalização dos municípios, além de equipes federais: Exército, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional de Segurança Pública.