Durante toda a madrugada de domingo (12) foi realizada uma ação conjunta de fiscalização entre Ministério Público, Brigada Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar e Prefeitura Municipal de Xangri-Lá no Centro do Balneário Atlântida, no Litoral Norte gaúcho. O local é conhecido pelos frequentadores, que são principalmente jovens, como “Centrinho de Atlântida”.
De acordo com o MP, a ação teve a intenção de “mostrar a presença massiva dos órgãos de fiscalização no local e enfrentar ocorrências rotineiras muito reclamadas por parte dos moradores”. No lugar, à noite, concentram-se principalmente adolescentes que não podem entrar em boates, porque não possuem 18 anos. Também são registrados consumo de álcool e drogas por jovens e brigas.
Quatro adultos foram presos e um adolescente foi apreendido por tráfico de drogas durante a ação. Duas pessoas responderam Termo Circunstanciado por posse de entorpecentes e um adulto foi preso por fornecer bebida a uma garota de 16 anos. O homem pagou fiança de um salário mínimo e foi liberado.
Quatro adolescentes foram atendidos pelas equipes que desencadearam a ação por terem consumido bebida alcoólica e seus pais foram chamados para conversarem com a equipe de atenção ao jovem.
A Fiscalização Municipal de Xangri-lá também vistoriou estabelecimentos que infringem uma lei municipal. No município é proibida a venda de bebidas alcoólicas em garrafas. Os comerciantes foram autuados pela Fiscalização Tributária.