O Ministério Público do Rio Grande do Sul informou que agentes do Programa Segurança Alimentar RS fiscalizaram 15 estabelecimentos entre os dias 28 e 29 de fevereiro, no município de São Borja.
Os locais fiscalizados foram mercados, açougues e frigoríficos. Ao todo, foram apreendidos e inutilizados 18 toneladas de alimentos e produtos impróprios para consumo.
Segundo o Ministério Público do Rio Grande do Sul, todos os estabelecimentos foram autuados.”Conforme os autos expedidos durante a ação, produtos sem procedência, com a validade vencida ou sem data de validade, armazenados de forma inadequada, fora da temperatura indicada, inclusive carnes, margarinas e requeijão, reembalados e com rótulos falsificados foram as principais irregularidades constatadas”, disse.
“Em alguns locais, no segundo dia de operação, foram encontradas grande quantidade de cervejas, carnes, óleos de soja e carvão argentinos de descaminho – caracterizado pelo ingresso irregular de produto de origem estrangeira no Brasil, sem os necessários trâmites aduaneiros –, energéticos vencidos. Outros produtos como álcool 92,8°, de venda proibida em mercados, foram apreendidos de forma cautelar”, completou.
O Ministério Público do Rio Grande do Sul não divulgou os nomes do estabelecimentos fiscalizados em São Borja.